quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Ecopedagogia

Muito interessante. Acabei de preparar uma aula sobre Ecopedagogia para uma turma da FTS e percebi como estou me afastando (ou me tornando mais crítico) de suas idéias. Há nos princípios freireanos um romantismo e um cristianismo (salvacionismo ou missioneirismo como indico em minha tese) muito evidentes. A idéia de cidadania planetária ou de "Terra Comum" soas cada vez mais distantes.
Esta era uma utopia quase que pré-moderna. No moderno esta utopia se estatiza. No pós-moderno perde o sentido. Estou cada vez mais propenso a ver isso tudo como uma realidade disforme e não em mosaico, com composiçoes apenas pontuais, criações de sentido pontuais onde coexistem encontros harmoniosos e belicosos. Realmente o que a lógica cristã chamou de "o bem o e mal" parece que nunca estiverm de mãos tão atadas.

Nenhum comentário: