domingo, 22 de outubro de 2006

A Proeza de Alckmin


A candidatura da coligação PSDB-PFL está conseguindo uma proeza nesta campanha para o segundo turno. Como não bastassem a verdadeira saraivada de denúncias contra Lula e o espeical apoio da mídia para elas (independetnte de terem fundamento ou não), na última pesquisa do Voz Populi divulgada no último dia 20/10, o candidato apresentava-se com 39% de intenções de voos válidos, o que significa uma queda de 2% em relação à sua votação, ocorrida 19 dias antes.
Neste intervalo, Lula subiu, conquistando novos eleitores.
Fora os fatores indicados na última postagem, podemos identificar dois outros motivos para esse passo para trás:
- a campanha de Alckmin, erradamente, faz exatamente o tom do eleitor mais avesso a Lula. Este é o eleitor que, em sua grande maioria, havia votado em Alckmin no 1º turno;
- com o esfriamento do escândalo do dossiê, retraem-se os ataques a Lula, e o candidato-presidente pode, tranquilamente seguir seu rumo com uma campanha sem atropelos.
É muito curiosa a falta de leitura política da coligação PSDB-PFL. Inventou uma oposição moral a Lula, acreditando-se ser seu avesso, ou seja, a possibilidade de uam candidadtura altamente ética e moralizada. Enquanto estratégia de campanha para converncer o eleitor incauto, tudo bem. O problema é que fica claro que efetivamente a coligação PSDB-PFL acredita nisso e realmente (mesmo com figuras como Bornhausen, César Maia, Joaquim Roriz, ACM e outros) pode-se apresentar como referência moral.
Importante notar que o eleitorado "de esquerda" teve exatamente a porcentagem que Lula agora apresenta no 1º turno (soma das candidaturas Lula e seus dois ex-colaboradores, Heloísa Helena e Cristóvão Buarque), ou seja, é bastantye provável que parte significativa desse eleitorado, mesmo contrariada pelas "peraltices éticas" da gestão Lula, votarão no candidato do PT.
Parece que a direita não entendeu o que estáo ocorrendo. Sorte da esquerda que tem errado demais...que esta esquerda aprenda com a lições rapidinho e o quanto antes aproveite este terreno fértil para ampliar sua simpatia junto à população brasileira.

Nenhum comentário: