quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Mapas em Movimento


Fui à Exposição Mapas e Movimento e gostei muito. A exposição é uma iniciativa do IEB/USP (Instituto de Estudos Brasileiros) e nos apresenta mapas de propriedade de Edemar Cid Ferreira, ex-proprietário do Banco Santos, que estão sob custódia da USP. Chama atenção a qualidade e valor das obras. Poucos sabem, mas os mapas antigos possuem uma das maiores valorizações de momemento no mercado de arte, não por acaso chamando a atenção de Cid ferreira.
Vale à pena notar a influência do tempo na produção cartográfica. Perceber que nos séculos XV/XVI predominam as formas não esferóiodes de mapas, com Jerusalém ao centro e a presença de seres marinhos diversos nessa cartografia oficial.
Nos mapas do século XVII podemos notar a forma esférica, do planeta e seu desenho global, já resultado não só da ampliação das rotas como também do movimento comercial globalizante que se iniciava. No entanto neste século ainda é muito forte a presença dos Estados Nacionais e justamente por isso as conquistas e partilhas territóriais transnacionais dão a tônica.
Os mapas dos séculos XVIII/XIX por fim apresentam explicitamente o planeta como totalidade, a supremacia comercial e particularmente alegorias que mostram uma visão de civilização (européia) desejando impor sua hegemonia e colocando-se como centro de um ideal humano (uma nova Jerusalém?).
Vale a visita, que, por sinal, tem entrada gratuita.

Abaixo, seguem informes do portal Guia da Semana (clique no título pata acessar a página) Local:Instituto de Estudos Brasileiros/USP
Preço(s): Grátis
Data(s): Até 27 de abril de 2007
Horário(s): segunda a sexta, 9h ás 18h

Nenhum comentário: