terça-feira, 11 de março de 2008

Gestando o Capítulo 1

No momento estou na escrita do trabalho final da disciplina Currículo, Conhecimento e Cultura, ministrada pelo Profº Alípio Casalli no Programa de Pós-Graduação em Currículo da PUC-SP no segundo semestre de 2007.
Na disciplina discutimos basicamente quatro abordagens da cultura, não necessariamente ligadas à educação. Os autores estudados foram Clifford Geertz, Álvaro Vieira Pinto, Peter McLaren e Stuart Hall.
Eu quero aproveitar o trabalho para esboçar o capítulo 1 de minha tese, onde pretendo fazer um inventário das teorias da cultura e sua aplicação aos estudos do currículo.
A impressão que tenho de início é a do desgaste do termo cultura. A verdade é que a própria discussão deste desgaste já está um pouco desgastada, mas acredito que precisa de insistência, especialmente no campo da educação e do currículo, que não tem muitas teorias próprias a respeito da cultura. O termo cultura parece ter migrado para o senso comum, terreno perigoso quando tentamos fazer abordagens conceituais.
Uma mostra disso é a escolha dos quatro autores do curso ministrado pelo Profº Alípio: dos quatro, apenas um (Peter McLaren) faz uma discussão focada diretamente na educação, sendo que, para os outros, são necessárias adaptações conceituais.
É importante fazer estudos das possibilidades destas adaptações conceituais. É provável que eu insista nisso.

Nenhum comentário: