quarta-feira, 21 de junho de 2006

Articulação e Ação Política

Hoje tivemos uma reunião muito interessante no Cenpec. Foi mais uma tentativa de o eixo de articulação da área Educação e Comunidade conseguir sistematizar e conceituar minimamente suas práticas.
Foi muito interessante como as visões diferem e como, no debate, começam a surgir composições. Também é interessante perceber como o entendimento a respeito do tema se transforma.
Há 1 ano e meio, a área produziu um documento, fruto de discussões a respeito e deu à idéia de articulação um tom de apoio às ações técnicas.
Na semana passada, em uma discussão geral do Cenpec a respeito do tema, nas discussões de hoje percebemos o quanto esta definição não dá o tom político da ação de articulação. Por mais que as ações de uma ONG com o perfil do Cenpec tenham perfil eminentemente técnico, é evidente que suas escolhas (técnicas) no limite tem sentido político (no sentido de pautar a ação pública, de interferir na agenda social, de disputar espaços de idéias...).
Muito interessante que se retome uma discussão tão antiga: a da não imparcialidade da ação técnica, retomando o fazer e o pensar-sobre-o-fazer como fazer político. Muito importante também pois isso torna as ações tão comuns no terceiro setor (implantação e desenvolvimento de projetos, consultoria e assessoria, auditora...) retornáveis ao campo da intencionalidade social, abandonando seu pretenso hermetismo.

Nenhum comentário: