segunda-feira, 5 de junho de 2006

Ciência e Política

Ocorreu na última 6ª feira (02/06/06) no Instituto Itaú Cultural (SP) o lançamento dos Cadernos da Ibero-América. Seu primeiro número entitula-se Prioridade ao Ensino de Ciências: uma decisão política, de Juan Carlos Tedesco.
Na oportunidade pude ouvir a fala de Tedesco, Vice-Ministro de Ciência e Tecnologia da Argentina e alguns pontos me chamaram a atenção para projetos que envolvam juventude e tecnologia.
O primeiro deles é a premência da questão científica para os tempos de hoje. É bem verdade que igualmente vitais são as discussões sobre saúde, comunicação, informação, artes, entre outros, mas perceber a tecnologia como foco faz-se central justamente quando entendida enquanto epistemologia, enquanto conhecimento que baliza, orienta, produz a técnica. Seu potencial inventivo, para além do convencional cria possibilidade de ganhos inimagináveis, bem como tem a possibilidade de perversões impercptíveis ao que está estabelecido.
O segundo deles é a parcepção do investimento em tecnologia enquanto opção política. Na sociedade do conhecimento (que envolve a informação, a criação, a arte, a técnica...) acessar a possibilidade de inventar é vital para a conquista e criação de espaços sociais, especialmente para grupos e comunidades normalmente marginalizados. Mais do que isso, pode significar a possibilidade de escolhas dessas popuolações, para além das pré-determinações do poder público ou programas privados de desenvolvimento.

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