quinta-feira, 29 de junho de 2006

O Caos Urbano é uma Falácia?

No dia de hoje, assisti à palestra de José Guilherme C. Magnani no Cenpec. Magnani (professor de Antropologia Urbana na FFLCH/USP) tinha como objetivo a discussão do significado de uma Antropologia Urbana e apresentar algumas possibilidades de análise.
Sua fala valeu especialmente pela apresentação do método etnográfico e sua aplicabilidade em um ambiente urbano.
Em brevíssimas palavras ele definine 4 categorias de análise da ação cultural em ambiente urbano: pedaço (espaço de compartilhamento simbólico de iguais), mancha (espaço físico onde diferentes execitam seu viver simbólico), trajeto (circuito entre pedaços ou manchas, com a possibilidade de enfrentamento de diferentes) e pórtico (pontos físicos de parada nos trajetos, onde eventualmente diferentes se encontram).
Vale pensar sobre estas categorias como possibilidades de sistematização e organização para o chamado "caos urbano", idéia duramente atacada por Magnani. Para ele, o que chamamos de caos, na verdade é uma resposta pronta para nossa perplexidade diante de um fenômeno cada vez mais rico e estruturado, embora as evidências apontem para o contrário.
Muito interessante isso tudo, ao menos como ponto de partida para a discussão: afinal...a urbanidade está se tornando definitivamente caótica ou ordenada? A questão que isso provoca então é mais interessante ainda: a pós-modernidade efetivamente existe ou é um simulacro de modernidade dissimulada e fortalecida?

Em tempo: fui aluno de Magnani em minha graduação em Ciências Sociais na USP. Ele participou de minha banca de qualificação (só eu sei...as esquinas por que passei....)

Nenhum comentário: