domingo, 20 de agosto de 2006

Entre Bangu e Santa Cruz

Semana passada estive nos bairros de Bangu e Santa Cruz fazendo a prospecção para definir as áreas de atuação do Programa Jovens Urbanos no Rio de Janeiro.
Foi curioso que foi no mesmo dia em que começou o horário eleitoral obrigatório na TV: a distância entre as duas realidades é simplesmente patética.
Em Santa Cruz visitei as comunidades de Paciência e deparei com disputas do tráfico por áreas de influência. Muitas ruas apresentavam barreiras mas foi possível transitar pelo pedaço e verificar a situação local. Fica evidente que qualquer intervenção social se faz mais do que necessária.
Em Bangu as cenas foram um pouco diferentes. O bairro possui uma classe média baixa e a realidade das favelas (fui a Taquaral e Fazenda Coqueiro) é bem diferente. Aparentemente há uma presença do Estado notada pelas obras viárias: há algum tempo de urbanização. Mas o fato de sabermos das constantes faltas de água e luz, bem como o fato de sermos ogbrigados a retardar algumas visitas em virtude de tiroteios nos arredores deixa, mais uma vez, evidente a situação de calamidade social que está presente.
Paralelamente, tínhamos o horário eleitoral. Dezenas de candidatos falando basicamente a mesma coisa: "luto pelo social", "por educçaõa e saúde", "basta de descaso". Patético, simplesmente patética a distância...

Um comentário:

Anônimo disse...

Super legal esse blog... Vou (tentar) virar frequentadora. Mas descobri por acaso, pq vc não o divulga?
Bjocas