sábado, 18 de novembro de 2006

Anorexia de quem?


Esta duas modelos morreram em virtude de anorexia. Ainda ontem (17/11) as agências que correspondem a 90% do mercado nacional se reuniram dizendo que estas mortes não têm relação com sua atividade e que, ainda assim irão exigir exames médios periódicos de suas contratadas para evitar que o fato se repita.
Foi considerada uma curiosidade quando, há um mês, a produção de um grande desfile na Espanha fez testes de massa corporal nas modelos e vetou as que estavam abaixo do recomendável. Foi visto como um fato entre o pitoresco e o cuidadoso.
É claro no vazio falar em ditadura da moda, evidentemente. Especialmente por que acredito que poder é sempre relação e isso significa que situações de poder são criadas por partes, mesmo que a opção de uma delas venha a ser pela submissão, pela apatia.
O megamercado da moda internacional por motivos técnicos (corte, caimento, versatilidade etc.) necessita no momento de modelos humanos efetivamente esquálidos e são estes modelos que fazem sucesso nas passarelas.
Estas e estes modelos, por sua vez fazem de tudo, como bem sabemos para conseguir um contrato, um lugar ao sol, uma possibilidade de brilhar no restrito e inacessível mundo da moda. O “vale tudo” tem a ver com dietas irracionais, evidentemente.
Não acredito que essa ditadura da magreza esteja nas ruas. O que tenho visto, ao contrário, são roupas, especialmente as femininas, que cobram muito boa forma, e as que as usam, muitas vezes não se importando muito com uma barriguinha à mostra e coisas do tipo.
Esta preocupação aparece, sim, em pessoas que fazem parte do seleto circuito que consome tais marcas e freqüenta também seletos ambientes. É este, e somente este circuito de poder e dominação que está em jogo e afetado por esta mentalidade igualmente anoréxica.

Nenhum comentário: