sábado, 23 de dezembro de 2006

Lendo Baudrillard 5 - O Teorema da Parte Maldita


Mais trechos do Baudrillard, agora do artigo O Teorema da parte Maldita, também presente em A Transparência do Mal:

"Há uma terrível conseqüência da produção initerrupta de positividade. Pois, se a negatividade gera a crise e a crítica, a positividade hiperbólica gera a catástrofe"

"Toda a estrutura que encurrala, que expulsa, que exorcisa seus elementos negativos corre o risco de uma catástrofe por reversão total, como todo o corpo biológico que encurrala e elimina seus germes (...) corre o risco da metástase e do câncer, isto é, de uma positividade devoradora das próprias células, ou o risco viral de ser devorado pelos próprios anticorpos, que passam a não ter uso"

"Todo aquele que expurga sua parte maldita assina a própria sentença de morte. Eis o teorema da parte maldita"

"O ´princípio do Mal não é moral; é um princípio de desequeilíbrio e vertigem, de complexidade e estranheza, princípio de sedução (...). Não é um princípio de morte; bem ao contrário, é um princípio vital de desligação. (...) Desde o paraíso, ao queal seu acontecimento pôs fim, é o princípio do conhecimento. Já que fomos expulsos pelo delito do conhecimento, vamos am menos retirar disso todos os benefícios"

"A teoria só pode ser isso: uma armadilha preparada na esperança de que a realidade seja suficientemente ingênua para se deixar apanhar"


Na foto, o beijo de Judas. Fonte: http://www.tomgpalmer.com/images/judas%20and%20the%20kiss.jpg

Nenhum comentário: