segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Lendo o Sacristán

Neste final de semana terminei a leitura do capítulo VI de um livro do Gimeno Sacristán intitulado Compreender e Transformar o Ensino.
Ainda estou no movimento de refletir sobre o texto, mas ficam algumas impressões para começar:
- o currículo para Sacristán é processo e por isso deve ser visto como mais do que um ordenamento lógico de processos de aprendizagem e muito mais do que uma listagem de conteúdos a serem trabalhados;
- o currículo deve dar conta do que realmente é aprendido por aluno. Este "realmente aprendido" está no chamado currículo oculto, e não nas formulações teóricas feitas normalmente nos gabinetes da educação. Neste currículo oculto, muito mais do que os conteúdos, valem as atitudes, valores, comportamentos e a cultura;
- por falar em cultura é ela a razão de ser do fazer currícular para Sacristán: oferecer instrumentos para que o aluno acesse a cultura presente na sociedade;
- outro aspecto importante:para Sacristán são todos os níveis presentes no processo educativo que interessam em termos curriculares: é o sistema de ensino. Aqui o autor desfoca a questão da relação professor-aluno e percebe a importância do sistema oficial, dos demais profissionais da escola, da cultura escolar, do espaço físico, entre outros aspectos.

É isso....sigamos refletindo...

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